Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

O que é Podologia?

Podologia é a ciência da área da saúde, especializada na investigação, prevenção, diagnóstico e tratamento das alterações que afetam os pés e suas repercussões no organismo humano, sendo o podologista/podólogo o profissional da saúde habilitado para o tratamento e prevenção das patologias dos pés.

Qual a diferença entre Pedicure o Podólogo?

O Pedicure cuida basicamente do embelezamento dos pés: tira a cutícula, pinta as unhas, lixa. O Podólogo é responsável pela saúde dos tornozelos e dos pés do ponto de vista da patologia e anatomia. O cuidado que o Podólogo precisa ter com o instrumental é o mesmo do material hospitalar, com o uso de autoclaves para esterilização e material descartável. Além disso, eles são obrigados a ter um termo de responsabilidade, assim como os médicos e dentistas. Para exercer a profissão, é necessário ter nível médio tecnico em podologia ou graduação superior passando a ser Podologista.

Porque é tão importante cuidar dos Pés?

... além de suportarem o peso do corpo, os pés estão sujeitos e um enorme desgaste. Por exemplo, os pés de uma pessoa de 70 anos fizeram um percurso equivalente a três vezes a voltas ao mundo.

Quando visitar um(a) podologista?

É recomendada a visita ao Podologista sempre que:

Sentir dores nos seus pés

Passar longos períodos de pé

Observar problemas na pele ou unha (unha encravada, alteração na cor das unhas, calosidades, alterações na cor e escamações da pele)

Sofrer de mau odor dos pés

Detectar um ferimento nos pés

Apresentar problemas de saúde  tal como a diabetes, artrite reumatóide, problemas vasculares

Prevenir doenças e alterações das unhas